O Pi é um número infinito representado pelo símbolo grego π (pi) e tem grande importância no estudo da geometria. O número pi não forma uma dízima periódica, ou seja, a sequência de números não forma um padrão.

O que é o Dia do Pi?

O Dia do Pi ocorre em 14 de março, porque a data é escrita como 03/14 nos Estados Unidos – em sua forma simplificada, Pi é igual a 3,14, remetendo ao dia 14 de março (03/14, em inglês). Se você é um nerd meticuloso em matemática, comemore o dia exatamente à 1h59 ou à tarde para poder alcançar os seis primeiros números de pi, 3,14159.

14 de março também é o aniversário de Albert Einstein.

História do Dia do Pi

O físico Larry Shaw iniciou o “Pi Day” em 1988 no Exploratorium de São Francisco para celebrar o famoso número e a matemática em geral.

Em 2009, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma resolução para reconhecer o Dia do Pi.

Quem inventou o pi?

O conceito matemático de pi existe há milhares de anos, mas começou a ser conhecido pela letra grega apenas em 1700.

O filólogo William Jones começou a usar o símbolo em 1706, mas foi popularizado pelo matemático Leonhard Euler.

Por que pi é importante?

A menos que você seja um matemático ou cientista, provavelmente não encontrará pi com muita frequência. Mas pi é essencial para cálculos em matemática, engenharia, construção, física e exploração espacial .

O pi nunca acaba?

Pi é infinito! Seu valor exato nunca pode ser calculado e não parece ter um padrão.

Quem detém o recorde de contagem de pi?

Rajveer Meena detém o recorde de recitar o maior número de casas decimais de pi. Em 2015, Meena recitou 70 mil casas decimais com os olhos vendados. Ele levou quase 10 horas.

Para obter mais informações sobre pi, visite www.piday.org.



Fonte