Usuários do TikTok frequentemente participam de muitos desafios. Alguns bem inocentes, outros de gosto duvidoso ou, até mesmo, bastante perigosos. O “Kia Challenge” talvez seja de uma categoria diferente, já que nenhum outro – até onde se saiba – ocasionou centenas de roubos de carros em todo Estados Unidos.

É o que mostra um relatório da National Highway Traffic Safety Administration, que informa ainda 14 acidentes e 8 mortes relacionadas ao desafio de mídia social.

Os ladrões, conhecidos como “The Kia Boyz”, postavam vídeos instruindo outras pessoas sobre como contornar o sistema de segurança de veículos Hyundai e Kia – que tivessem sido fabricados entre 2015 e 2019 – usando ferramentas tão simples quanto um cabo USB. O truque é que a maioria desses carros não possui um imobilizador eletrônico, que deveria ser padrão de fábrica.

Com o problema nacional instaurado, Hyundai e a Kia decidiram convocar um recall para atualizar o software em seus carros. Nada menos do que 8.3 milhões de veículos necessitam dessa correção.

A atualização estenderá a duração do som do alarme de 30 para 60 segundos, e exigirá – veja só – uma chave na ignição para ligar o veículo. Para evitar que mais engraçadinhos tentem realizar o desafio, KIA e Hyundai colocarão um adesivo no vidro para indicar que os carros agora possuem tecnologia antifurto.

Vale dizer que essa falha era conhecida das montadoras coreanas, mas elas cobravam para corrigir o problema. Cerca de US$ 170 só pelo kit de segurança, fora a mão de obra. Com o recall, os proprietários podem obter a atualização gratuitamente.





Fonte