O SXSW é a maior conferência de inovação do mundo e acontece em Austin desde 1987. O evento se divide em 3 trilhas: Inovação & Tecnologia, Música & Cinema e Educação. 

Palestrantes renomados do mundo da inovação, futurismo e tecnologia participam, além de diversas startups e as gigantes de tecnologia com lançamento de produtos e soluções que ainda não chegaram ao mercado.  A parte relacionada à inovação e tecnologia cobrirá temas como descarbonização, futuro do trabalho, metaverso, user experience, novos modelos de negócio, futuro da saúde, dentre outros. A delegação brasileira está estimada ser a segunda maior do evento.

Dentre os speakers e temas promissores dessa edição, alguns se destacam, na minha opinião:

*Amy Webb, fundadora do Future Today Institute e professora do NYU, lançando o Tech Trends report.

*Ryan Gellert, CEO da marca Patagonia, referência em cultura organizacional e sustentabilidade.

*Inovação nos esportes: protagonismo feminino no esporte, reengajamento de fãs em eventos presenciais após a pandemia e saúde mental das mulheres e as Olimpíadas. Todos temas de muita relevância após o último mundial.

*XR e metaverso: como o metaverso vem mudando os comportamentos da sociedade, como desenvolver sustentabilidade no metaverso, aplicações nas mais diversas industrias e experiências imersivas nos temas.

Comportamento e tendências: inteligência artificial generativa e seu impacto nos negócios atuais, impacto das redes sociais em adolescentes, identidade digital e cyber security, intimidade artificial.

Vida e comportamento: Avanços da inteligência artificial, futuro da saúde e longevidade, futuro do trabalho, storytelling, inovação habitacional, o papel de influenciadores digitais no futuro.

Certamente teremos conteúdos promissores e aplicações tecnológicas complementares de tecnologias exponenciais, redefinindo as fronteiras entre os mundos físico e digital. O Brasil, com sua grande delegação, ganha conhecimento de ponta e oportunidades diversas de construir melhores futuros. 

*Glaucia Guarcello é professora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC e sócia-líder de Inovação da Deloitte





Fonte