O futebol é uma das muitas características que estão no DNA do brasileiro. Ele está presente no nosso dia a dia, seja na rua, na escola, faculdade, trabalho ou na televisão. Por isso, fizemos este conteúdo super especial para te contar sobre a origem do esporte no País e listar 10 curiosidades sobre o futebol brasileiro.

Confira!

Descubra a história do futebol brasileiro e 10 curiosidades sobre o esporte. | Foto: Pexels.

O Futebol Brasileiro: Uma História de Sucesso

No Brasil, o futebol chegou por meio dos britânicos, que trabalhavam na indústria têxtil. Assim, os diretores das fábricas passaram a jogar partidas de futebol com seus funcionários.

A “importação” oficial do futebol para o Brasil é atribuída ao paulista Charles Miller que, depois de uma temporada de estudos na Inglaterra, retornou ao Brasil em 1874 com duas bolas de futebol, uma bomba de ar, dois uniformes completos e um livro inteirinho de regras do esporte.

Charles é conhecido por muitos como o pai do futebol brasileiro. Porém, alguns historiadores contestam essa afirmação, levando em conta que a primeira agremiação a incluir o futebol foi o Rio Cricket, no Rio de Janeiro, em 1880.

Uma vez no País, o futebol se popularizou rapidamente e logo se tornou o esporte da elite, pois de início ele era restrito à aristocracia.

Porém, com o crescimento urbano do Brasil, o esporte inevitavelmente se popularizou entre as camadas mais pobres da sociedade e foi aí que começou a criação dos clubes de futebol.

Agora, passado mais de um século da chegada do futebol no Brasil, nossa seleção já acumula 5 títulos mundiais e a reputação de maior campeã do mundo.

10 curiosidades sobre o futebol brasileiro

Agora que você já conhece mais sobre a origem do futebol brasileiro, veja essas 10 curiosidades que separamos:

1. Rei e Rainha do futebol

Edson Arantes Nascimento e Marta Vieira da Silva, conhecidos mundialmente como Pelé e Marta, são, indiscutivelmente, nosso rei e rainha do futebol. 

2. A primeira bola de futebol

Esta curiosidade não é especificamente sobre o futebol brasileiro, mas não deixa de ser interessante.

A primeira bola de futebol usada na história era feita de couro curtido e o que dava sua forma era uma bexiga de boi.

Em 1958, a bexiga foi trocada por câmaras de ar fabricadas com borracha. Porém, essas bolas tinham um problema, elas ficavam encharcadas quando chovia, enchiam de água, então elas chegavam a pesar o dobro do normal.

A partir de 1994, as bolas passaram a ser fabricadas com polímeros e câmaras de ar de látex, por isso ficaram mais leves.

3. O primeiro time brasileiro

O primeiro time brasileiro foi o São Paulo Athletic Club, que tinha em seu elenco colonos ingleses da época de 1880.

4. O time mais antigo

Porém, o primeiro time não é sinônimo de mais antigo, até porque o São Paulo Athletic Club não continua na ativa como clube de futebol.

O time mais antigo do Brasil é o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado em 1990.

5. O jogo com mais expulsões

O jogo com mais expulsões da história do Brasil foi a partida entre Botafogo e Portuguesa, que aconteceu em 1954.

Na ocasião, aconteceram 22 expulsões por causa de uma briga entre os times.

Em 1955, um jogo entre Atlético Mineiro e Villa Nova quase quebrou o recorde, mas ficou na lanterna com 21 expulsões. Também aconteceu uma briga generalizada e até hoje ninguém sabe porque o 22º jogador foi poupado.

6. Todas as Copas

Quando nos gabamos do Brasil ser o maior do mundo no futebol não é à toa. Além de ser o país com mais títulos mundiais no futebol, foi o único que disputou todas as competições.

7. Primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo

O primeiro gol do Brasil em Copas do Mundo foi marcado pelo jogador Preguinho, em um jogo contra a Iugoslávia, em 1930. O Brasil perdeu a partida por 2×1.

8. Taça roubada

Você sabia que a taça da Copa do Mundo já foi roubada no Brasil? Pois é!

Quando a competição começou a ser disputada, a Taça Jules Rimet era a que era dada ao vencedor de cada edição. O trato era que o país que conseguisse ganhar três edições da Copa poderia ficar com o troféu de forma definitiva. O Brasil conseguiu a façanha após vencer pela terceira vez em 1970.

Depois que a Seleção Brasileira conseguiu o tricampeonato, a Fifa mudou a regra, deixando de lado a entrega definitiva da taça.

Porém, em 1983, o troféu foi roubado do Brasil e, alguns dias depois, souberam que a taça tinha sido derretida.

Em 2015, uma parte da taça foi descoberta nos porões da sede da Fifa, em Zurique, na Suíça.

9. O jogador mais novo a vencer uma Copa

O jogador mais novo a vencer uma Copa foi Pelé.

Nosso eterno rei do futebol venceu sua primeira Copa com apenas 17 aninhos, em 1958. E, além de ser o mais novo a vencer, também foi o mais jovem a marcar gols em Copas do Mundo, com um gol na partida contra o País de Gales.

10. Camisa azul

Desde 1958, o Brasil já jogava com o famoso uniforme amarelo. Porém, em um jogo com a Suécia, as cores se repetiram, então surgiu a necessidade de criar as camisas azuis.

Agora vem a surpresa. Pouca gente sabe, mas a cor azul do uniforme foi inspirada na cor do manto de Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira do Brasil.

Gostou de conhecer essas 10 curiosidades sobre o futebol brasileiro, além da origem do esporte no País? Para mais conteúdos como este, cheios de brasilidade, continue acompanhando a Novabrasil por aqui!





Fonte