O universo é vasto e misterioso, e há muitas coisas que ainda não sabemos sobre ele. No entanto, há também muitos fatos curiosos e fascinantes que já descobrimos. Aqui estão 10 fatos sobre o universo que você provavelmente não sabia:

1. O universo é principalmente composto por matéria escura e energia escura. Apenas cerca de 5% do universo é composto por matéria normal, como átomos e moléculas.
  2. A luz leva apenas cerca de 8 minutos para chegar à Terra do Sol, mas leva cerca de 100.000 anos para viajar do centro da Via Láctea até a borda da galáxia.
  3. A maior estrela conhecida é a VY Canis Majoris, que tem cerca de 2.000 vezes o tamanho do Sol.
  4. O planeta Júpiter tem uma tempestade conhecida como a Grande Mancha Vermelha, que é grande o suficiente para engolir três Terras.
  5. Há um objeto no universo conhecido como Blazar, que é um buraco negro supermassivo que emite enormes quantidades de energia em direção à Terra.
  6. A distância entre a Terra e a Lua está aumentando cerca de 3,8 centímetros por ano, devido à força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra.
  7. A temperatura média no espaço é de cerca de -270 graus Celsius, tornando-o o lugar mais frio do universo.
  8. Existem estrelas no universo que são tão frias que sua temperatura é inferior à temperatura do corpo humano.
  9. A Voyager 1, uma das espaçonaves da NASA lançadas em 1977, ainda está funcionando e atualmente está viajando pelo espaço interestelar.
  10. O universo é estimado em ter cerca de 13,8 bilhões de anos de idade, e os cientistas acreditam que ele continuará a se expandir para sempre.

Esses são apenas alguns dos muitos fatos fascinantes sobre o universo. A medida que a ciência avança, é provável que descubramos ainda mais coisas incríveis sobre o universo e seu funcionamento.